domingo, 23 de novembro de 2008

ESGRIMA- DESDE QUANDO SE TORNOU UMA MODALIDADE OLÍMPICA

As máscaras utilizadas pelos esgrimistas apareceram no século 18. Apenas no final do século seguinte foram determinadas as oito posições indicadas para as paradas, explicando claramente as posições do punho, braço etc. Um pouco antes, o Conde Koenigsmarken, da Polônia, inventou em 1860 a espada de folha plana, bem próxima à utilizada nos dias de hoje. Um ano depois, nos Estados Unidos, o Graeme Harmond transformou a esgrima em esporte de competição.

http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/esgrima/

Ainda na mesma época, com a volta dos Jogos Olímpicos, iniciou-se verdadeiramente a esgrima esportiva unificada com o incentivo do Barão Pierre de Coubertin. Em Atenas-1896, as provas de esgrima foram disputadas por 13 competidores representando quatro países, nas modalidades de florete e sabre. A espada só entrou no programa oficial olímpico a partir de 1900.

http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/esgrima/

Quatro anos depois foi criada a primeira confederação de esgrima. A Federação Internacional foi fundada em 1913. Desde então, italianos, russos, húngaros e franceses dominam o esporte em Olimpíadas em provas masculinas. Em 1924, em Paris, surgiu a primeira competição feminina, de florete.

http://olimpiadas.uol.com.br/2008/modalidades-olimpicas/esgrima/

Nenhum comentário: