A esgrima nessa época era muito mais que um simples esporte, era uma maneira de combater, como tal não havia nenhuma regra precisa, porém surge a preocupação com a técnica para aplicar e defender-se dos golpes. Em Roma, existiam escolas de gladiadores onde se formavam os doctore armarum, especialistas na arte de combater com armas brancas para entreter o público. Na idade média, conforme se vê em filmes da TV e do cinema, a Esgrima consistia na utilização do sabre na ofensiva e de escudos na defensiva, tanto como forma de entretenimento, como para resolver contendas ou na guerra.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_desportos_ol%C3%ADmpicos
A origem da esgrima remete aos primórdios da nossa civilização. À princípio, era usada a fim de exercitar os soldados para a guerras. Mas, desde 15040, passou a ser praticada como esporte.
Foi em 1471 que surgiu o primeiro manual da esgrima escrito pelo espanhol Sierge da Valera.
Entretanto, as primeiras regras e os primeiros tratados didáticos pertencem aos italianos, criadores também das espadas de dois cortes.
http://www.estadao.com.br/ext/esportes/pan2007/esgrima.htm
A preocupação com a segurança dos atletas só começou em 1982, com a morte do soviético Vladimir Smirnov, melhada de ouro nos Jogos de 80, depois que a espada de seu adversário atravessou sua máscara.http://www.estadao.com.br/ext/esportes/pan2007/esgrima.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário